segunda-feira, abril 17, 2017

- não vai mais vinho para essa mesa -

Numa destas tardes aconteceu-me uma coisa que, não sendo "simplesmente bela", dava uma aguarela arte povera, se isso existisse. Mas para explicar esta coisa, é necessário contextualizar. Conheci, há uns dois anos, no meu local de trabalho, uma pessoa que, após algumas conversas e quando lá aparecia ao fim da tarde, começou a "levar-me" a casa. Saíamos dali os dois juntos, na conversa: eu chegava ao meu destino e ia à minha vida e ele, calculo, seguia o destino e a vida dele. Numa destas visitas a pessoa em causa - homem, mas não o mesmo deste post (não pensem que é mérito meu; é só a Primavera e a mimetização, por parte de alguns humanos, de rituais de acasalamento animais) - convidou-me para um café. Aceitei e como uma dama, deixei-o pagar. Pois agora ele aparece-me lá todas as sextas feiras, à hora de fecho, na esperança de outro café. Eu, não obstante toda a simpatia dele, não estou para aí virada. que maçada quererem que eu seja de companhia. e numa destas vezes, em que não estava mesmo nada para aí virada, respondi que não, que não ia pelo mesmo caminho, ia até no sentido oposto.
 
"ai é?", perguntou/observou ele
"sim. vou... à ginástica", disse eu que pensei que o moço desmobilizaria e diria: "ok, então eu vou indo. até uma próxima". mas ele saiu-se com esta:
"eu acompanho-a. posso apanhar metro em qualquer paragem"
 
[m****, m****, m****! agora vou ter mesmo de pegar no saco e ir na direcção do ginásio. m****!]
 
"então vamos"
 
no caminho, enquanto ele falava, eu pensava
 
[Pode não ser nada disso que estás a pensar. Ele pode apenas sentir-se sozinho e necessitar de companhia. Mas chiça, porra! Não quero, não me apetece. Apetece-me estar sozinha, ir ao cinema ou andar sem destino, ler ou ficar a olhar para o balão. Mas não me apetece sair com ele. Não com ele. Porque é que me meto nisto? Porque é que não lhe digo logo que não? Porque ele pode estar sozinho e ficaria magoado com a minha pedantice...]
 
levou-me mesmo à porta do ginásio. e eu, que já tinha ginasticado à hora de almoço, voltei a ginasticar só para não ir tomar café com ele. se era para ter dose dupla, mas valia comeres chocolates, pequena