terça-feira, dezembro 06, 2016

- não vai mais vinho para essa -

Prémio Se Estivesses Calada Fazias-te Filósofa
num deste dias, no comboio, sentei-me junto a um casal de italianos que falava inglês entre si. ela coloria mandalas no telemóvel. ele estava a fazer palavras cruzadas. às tantas ele pergunta-lhe:
- amore, "Brian da música inglesa"? três letras...
ela respondeu encolhendo os ombros. ele insistiu e ela voltou a responder - um pouco agastada - que não sabia
eu disse:
- May. Brian May.
- Não, tem um "n" no meio. Vê? - e mostrou-me a quadrícula.
- Brian Eno.
- "Ino"?
- No, "Eno". - respondi.
Pouco depois ele voltou a perguntar-lhe:
- amore, "rei que tomava pequenas porções veneno para se manter imune". ela voltou a encolher os ombros, mas eu não resisti. foi mais forte:
- Mitríades.
- Pode escrever aqui? - perguntou ele?
escrevi ao lado, ele confirmou, sorriu e disse:
- Óptimo! Agora tenho muitas letras!
Ela olhou-me com uns olhos...

Prémio Ai, Até a Mim Doeu
no comboio, um casal sentou-se à minha frente. estavam de mão dada e ela encostou a cabeça no ombro dele. falava do Natal nestes termos:
- Tenho de comprar os presentes de Natal - disse ela
- Ainda é tão cedo!... - respondeu ele
- Mas eu adoro o Natal! é tão xiro! (dizia "xiro" e não "giro"). Não sou como algumas pessoas que deixam tudo para a última...
- Podes crer! O Natal já não me diz nada. Desde que o meu avô faleceu, o Natal para mim deixou de ter grande interesse.
- Mas é xiro. É xiro, fofo e adorável! - continua ela.
- Ligo tanto ao Natal que até gostava de passá-lo no Brasil, vê lá tu! - diz ele.
- O Brasil só para quando nos casarmos! - refere ela.
- Sabes bem que isso não vai acontecer. - disse ele.

Prémio Discrição e Bom Gosto
no comboio
- bocê tá aqui?
- tou.
- eu bim mais o meu marido ao mercado, mas num bim à fruta nem às coubes. biemos ber umas coisas prós netinhos. prós da minha filha. prós do meu filho, a macaca da mulher dele que compre. é duma raça aquela mulher... se num fosse mãe dos meus netinhos é'lia ber o quera bom pá tosse. andaba já de requitó. atão num é qu'éla qria que se fizesse já as partilhas? a gente num ixtá cos pés pá coba e aquela macaca quer dinheiro?! o meu filho é que é um p*** mole, coitado. ela dá-lhe duas ábater e ele baixa as orelhas. elas têm a força no meio das pernas, já se sabe. tá-se a rir? é berdade! a minha outra filha num é assim. anda agora a bender herbalife e está muito bem. tem muitas clientes que tomam lá daquelas coisas. eu num tomo. nem eu nem o meu marido. o que faz bem é cumer e buber prá frente. mas a gente num cóme qualquer coisa... agora pró almoço deixei umas coxas de galinha a descongelar. galinha, mas da nossa criação. a gente tem galinhas, dois garnizés pacaninos, coitadinhos... agora co frio inda m'aparecem mortos. o galinheiro é fichado, mas está muito frio. está bom prá penca, pró Natal. a minha bizinha deu-umas a semana passada, mas inda falta mais frio. frio e bicarbonato de sódio pra ficarem mais berdinhas. agora as do mercado... catixa... nem que me pagassem. as nossas lá em casa num têm nada, é tudo puro. e o médico disse que pró meu home - que anda munto esqueçumelado desde que se reformou - é o melhor. eu bem lhe digo: ó home, agora que ixtás mais folgado podias ir dar uma bolta, pegar no carro... mas ele, não senhor. não arreda pé do programa da manhã da tbi nem do pomar. num destes dias deu-le pra subir a uma árbore, uma pereira... nem sei s'era uma pereira... e magoou-se num bracinho. tibe de chamar os bombeiros e lebá-lo próspital. e num é quele estába-me sem trussos? fiquei pra morrer quando me chamaro ao consultório. eles também lá no hospital estão prontos para ber aquilo. olhe, eu é que já num beijo há muito tempo.... ah, ixto não é como antigamente que era tudo às ixcondidas. elas hoje já a sabem toda.
- adeus, até amanhã.
- já bai?
- tem de ser.
- bá lá.
...
- ai, ai...