sexta-feira, abril 15, 2016

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

posso dar a "minha opinião pessoal"( como se a "minha opinião" não fosse já "pessoal"...)? Posso?
Numa quase contradição com aquilo que disse ontem, a minha opinião é que o quadro não é de Caravaggio. Não me levem a mal: não quero subir acima da chinela, nem tenho anos de investigação acerca do autor, mas tenho uma opinião. não sei qual dos quadros foi pintado primeiro, mas acredito que quem pinta isto,



















Caravaggio
Judith Beheading Holofernes (pormenor)
c. 1598
Galleria Nazionale d'Arte Antica, Roma


não pinta isto



















ver aqui


a "minha" judite

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
decapita Holofernes como quem escama peixe. olhem para o sobrolho levemente carregado dela. Não morde o lábio nem faz um esgar com a boca. O esforço dela, o esforço físico que ela faz parece irrelevante face ao alcance do seu acto. ela franze o sobrolho como quem escama peixe sim, porque para ela Holofernes é quase isso: uma questão a arrumar, uma questão a arrumar higienicamente, uma questão de saúde pública. Ela tem o peito sugerido pela blusa branca, é sensual com o seu ar levemente amuado, caprichoso... a outra Judite é uma matrona (parece esta do Lorenzo Lotto), com o peito espalmado pelo espartilho (a dificuldade que devia ser matar um homem com as mamocas junto do pescoço...)... Não é nada daquilo que a Bíblia diz. A Bíblia de facto diz que Judite vestiu roupas de festa (Livro de Judite, 10: 1-4) e que se adornou com anéis, colares... Nenhuma destas judites corresponde a esta descrição, mas caramba, com qual delas gostariam de sair?
E os olhos estarrecidos da serva a olhar para a decapitação, na primeira Judite? Se estivessem no lugar dela não fariam exactamente a mesma coisa? Não olhariam para a cena em si, em vez de olharem para a vossa Senhora, neste caso, Judite? No segundo caso, Judite "strikes the pose" para o pintor, a serva olha para ela e Holofernes olha para a serva. Ou seja: ninguém olha para a decapitação!... Não mordo... é demasiado teatral. Eu bem sei que o Caravaggio tem tendência para o teatral, mas falta-lhe aqui crueldade, frieza, aquela delicadeza sádica que é necessária para escamar um peixe e arrancar-lhe a tripa!